A ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA QUE SE ESPRAIA COMO CÂNCER SISTÊMICO SOBRE O BRASIL ( A ORCRIM)

A ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA NO PODER (ORCRIM) E SEUS MECANISMOS DE SOBREVIVÊNCIA
Deixe de lado o partidarismo, o seu ódio pessoal e veja com clareza, como funciona a política brasileira.

O Procurador da República, Deltan Dallagnol, da Força Tarefa da Lava-Jato, compartilhou e estamos copiando aqui a Análise de José Padilha, colunista de O Globo, sobre o Mecanismo de Exploração da Sociedade Brasileira (aquilo que todos nós já sabemos mas que agora está bem melhor explicado).

“A importância da Lava-Jato
Vinte e sete enunciados sobre a oportunidade de desmontar o mecanismo de exploração da sociedade brasileira

01) Na base do sistema político brasileiro, opera um mecanismo de exploração da sociedade por quadrilhas formadas por fornecedores do Estado e grandes partidos políticos. (Em meu último artigo, intitulado Desobediência Civil, descrevi como este mecanismo exploratório opera. Adiante, me refiro a ele apenas como “o mecanismo”.)

02) O mecanismo opera em todas as esferas do setor público: no Legislativo, no Executivo, no governo federal, nos estados e nos municípios.

03) No Executivo, ele opera via superfaturamento de obras e de serviços prestados ao estado e às empresas estatais.

04) No Legislativo, ele opera via a formulação de legislações que dão vantagens indevidas a grupos empresariais dispostos a pagar por elas.

05) O mecanismo existe à revelia da ideologia.

06) O mecanismo viabilizou a eleição de todos os governos brasileiros desde a retomada das eleições diretas, sejam eles de esquerda ou de direita.

07) Foi o mecanismo quem manipulou as massas para eleger: o PMDB, o DEM, o PSDB e o PT. Foi o mecanismo quem elegeu José Sarney, Fernando Collor de Mello, Itamar Franco, Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma Rousseff e Michel Temer.

08) No sistema político brasileiro, a ideologia está limitada pelo mecanismo: ela pode balizar políticas públicas, mas somente quando estas políticas não interferem com o funcionamento do mecanismo.

09) O mecanismo opera uma seleção: políticos que não aderem a ele têm poucos recursos para fazer campanhas eleitorais e raramente são eleitos ou re-eleitos.

10) A seleção operada pelo mecanismo é ética e moral: políticos que têm valores incompatíveis com a corrupção tendem a ser eliminados do sistema político brasileiro pelo mecanismo.

11) O mecanismo impõe uma barreira para a entrada de pessoas inteligentes e honestas na política nacional, posto que as pessoas inteligentes entendem como ele funciona e as pessoas honestas não o aceitam.

12) A grande maioria dos políticos brasileiros tem baixos padrões morais e éticos. (Não se sabe se isto decorre do mecanismo, ou se o mecanismo decorre disto. Sabe-se, todavia, que na vigência do mecanismo este sempre será o caso.)

13) A administração pública brasileira se constitui a partir de acordos relativos a repartição dos recursos desviados pelo mecanismo.

14) Um político que chega ao poder pode fazer mudanças administrativas no país, mas somente quando estas mudanças não colocam em xeque o funcionamento do mecanismo.

15) Um político honesto que porventura chegue ao poder e tente fazer mudanças administrativas e legais que vão contra o mecanismo terá contra ele a maioria dos membros da sua classe.

16) A eficiência e a transparência estão em contradição com o mecanismo.

17) Resulta daí que na vigência do mecanismo o Estado brasileiro jamais poderá ser eficiente no controle dos gastos públicos.

18) As políticas econômicas e as práticas administrativas que levam ao crescimento econômico sustentável são, portanto, incompatíveis com o mecanismo, que tende a gerar um estado cronicamente deficitário.

19) Embora o mecanismo não possa conviver com um Estado eficiente, ele também não pode deixar o Estado falir. Se o Estado falir o mecanismo morre.

20) A combinação destes dois fatores faz com que a economia brasileira tenha períodos de crescimento baixos, seguidos de crise fiscal, seguidos de ajustes que visam conter os gastos públicos, seguidos de novos períodos de crescimento baixo, seguidos de nova crise fiscal…

21) Como as leis são feitas por congressistas corruptos, e os magistrados das cortes superiores são indicados por políticos eleitos pelo mecanismo, é natural que tanto a lei quanto os magistrados das instâncias superiores tendam a ser lenientes com a corrupção. (Pense no foro privilegiado. Pense no fato de que apesar de mais de 500 parlamentares terem sido investigados pelo STF desde 1998, a primeira condenação só tenha ocorrido em 2010.)

22) A operação Lava-Jato só foi possível por causa de uma conjunção improvável de fatores: um governo extremamente incompetente e fragilizado diante da derrocada econômica que causou, uma bobeada do parlamento que não percebeu que a legislação que operacionalizou a delação premiada era incompatível com o mecanismo, e o fato de que uma investigação potencialmente explosiva caiu nas mãos de uma equipe de investigadores, procuradores e de juízes, rígida, competente e com bastante sorte.

23) Não é certo que a Lava-Jato vai promover o desmonte do mecanismo. As forças politicas e jurídicas contrárias são significativas.

24) O Brasil atual está sendo administrado por um grupo de políticos especializados em operar o mecanismo, e que quer mantê-lo funcionando.

25) O desmonte definitivo do mecanismo é mais importante para o Brasil do que a estabilidade econômica de curto prazo.

26) Sem forte mobilização popular, é improvável que a Lava-Jato promova o desmonte do mecanismo.

27) Se o desmonte do mecanismo não decorrer da Lava-Jato, os políticos vão alterar a lei, e o Brasil terá que conviver com o mecanismo por um longo tempo.”

Depois desta leitura se você se sentir impotente, ACREDITE que VC pode fazer história. Continue lutando da maneira possível. REPASSE: é uma forma de luta. E não tenha medo de ir para ruas, seus filhos terão orgulho de você. O Brasil é o nosso país.

Repassem por favor!

O POVO NÃO TEM MAIS RESPEITO ALGUM PERANTE ESTAS QUADRILHAS QUE POVOAM O PODER NUMA CORRUPÇÃO SISTÊMICA E DISSEMINADA!

lembrança — sentindo-se abençoado em Solar Dos Borja.

EU NÃO TENHO MAIS RESPEITO POR QUE QUADRILHAS POVOAM TODO O PODER!!! ESTAMOS FRENTE A UMA CORRUPÇÃO SISTÊMICA QUE É INDUZIDA PELA CASTA DA PARTIDOCRACIA NUM REGIME DE COMPADRIO ESPÚRIO NUM REGIME DO “QUEM INDICA” ALTAMENTE CLIENTELISTA ONDE SE RECRUTAM JUÍZES DAS CORTES SUPERIORAS; CONSELHEIROS DOS TRIBUNAIS DE CONTAS; CARGOS EM COMISSÃO QUE APARELHAM OS TRÊS PODERES E INDICAM DE FORMA CLIENTELISTA AFILHADOS, PARENTES, CABOS ELEITORAIS, AMIGOS, AMANTES TEÚDAS E MANTEÚDAS COM CARGOS PÚBLICOS PAGOS PELOS CONTRIBUINTES NUM REGIME DE UMA CASTA QUE , SEPARADA DO POVO, É A CAPITÃ E DONATÁRIA EXCLUSIVA DO ESTADO LOTEADO PELOS SEUS ASSECLAS QUE SÃO VERDADEIRAS QUADRILHAS QUE FAZEM O POVO TRABALHAR 6 MESES PARA SUSTENTAR UM ESTADO PAQUIDÉRMICO QUE CONSOME GRANDE PARTE DESTES IMPOSTOS INJUSTOS E ANTI-PRODUTIVOS, QUE NOS TIRAM A COMPETITIVIDADE, E INDUZEM A CRISE ONDE ESTAMOS ATOLADOS ATÉ OS CABELOS!!! QUOSQUE TANDEM CATILINA ABUTERE PATIENTIA NOSTRA! ´PARLAMENTARISMO SÓ COM REFORMA PARTIDÁRIA E A IMPLANTAÇÃO DA LIBERDADE DOS PARTIDOS POIS NOSSA ESCRAVIDÃO COMEÇA DENTRO DESTAS ORGANIZAÇÕES QUE ADONADAS DE FUNDO PÚBLICO DE BILHÃO DE REAIS DISTRIBUI ESTA VERBA SÓ ENTRE A OLIGARQUIA DOS DONOS DOS PARTIDOS E SEUS AFILIADOS. A DEMOCRACIA BRASILEIRA É UM PARADOXO POIS NASCE DESTAS ORGANIZAÇÕES DESPÓTICAS E OLIGÁRQUICAS QUE SE ADONAM DOS PONTOS E DAS INSTITUIÇÕES POLÍTICAS NESTE REGIME DE QUEM INDICA…CONSTITUINTE JÁ DO POVO SOBERANO EXCLUSIVA POIS A CONSTITUIÇÃO DE 1988 FOI FEITA PELA PARTIDOCRACIA QUE NUM GOLPE CONGRESSUAL OUTORGOU ESTA CONSTITUIÇÃO QUE POTENCIALIZA SEUS DIREITOS SOBRE O POVO CRIANDO A REELEIÇÃO COM TEMPO INDISCRIMINADO QUE LEVA AO CONTIUISMO SEM PLANEJAMENTO PÚBLICO DE METAS ADULTERANDO O PLANEJAMENTO ESTATAL PARA METAS DE PARTIDOS ASSENHORADAS EVENTUALMENTE NO PODER!

Há 1 ano

Veja suas lembranças

LULA MINISTRO É ALGO QUE NOS REVOLTA! O professor Sérgio Borja até tentou, mas se irritou ao comentar a manobra do governo para proteger o…
YOUTUBE.COM
CurtirMostrar mais reações

Comentar

A PARTIDOCRACIA COME BRIOCHES NO ÚLTIMO BAILE DA ILHA FISCAL E EM BREVE CONHECERÁ A FACE VIVA DE DEUS!

Sérgio Borja sentindo-se abençoado em Solar Dos Borja.

A PARTIDOCRACIA ESTÁ COMENDO BRIOCHES NO ÚLTIMO BAILE DA ILHA FISCAL E EM BREVE VERÁ O ROSTO DO DEUS VIVO!

Encontrada no Google em vejario.abril.com.br
IMAGES.GOOGLE.COM.BR
 QUOSQUE TANDEM CATILINA ABUTERE PATIENTIA NOSTRA!   ATÉ QUANDO ABUSARÃO DA PACIÊNCIA DO POVO COMETENDO TODOS ESTES TIPOS DE ABUSO E ESTA CORRUPÇÃO SISTÊMICA QUE SE ESPRAIA ENTRE OS TRÊS PODERES DA NAÇÃO ATÔNITA FRENTE A TANTA OUSADIA SEM LIMITAÇÃO ALGUMA NAS LEIS E NA CONSTITUIÇÃO! ATÉ QUANDO?!!!

CONSTITUINTE EXCLUSIVA E SOBERANA DO POVO CONTRA A CONSTITUIÇÃO DE 1988 CRIADA POR UM CONGRESSO CONSTITUINTE QUE AUTO OUTORGOU-SE ESTE REGIME HEDIONDO DE COMPADRIO CLIENTELISTA QUE INDUZ A CORRUPÇÃO SISTÊMICA NUM REGIME DO QUEM INDICA!

Sérgio Borja compartilhou a própria publicação.

11 min ·

Sérgio Borja sentindo-se abençoado em Solar Dos Borja.

AQUI ESTÁ A PROVA INCONTESTÁVEL DE APOIO À MINHA TESE DE REFORMA POLÍTICA COM CONSTITUINTE EXCLUSIVA DO POVO POIS ESTE REGIME HEDIONDO CRIADO PELA PARTIDOCRACIA CLEPTOCRATICA E CORRUPTA EM 1988 QUANDO UM CONGRESSO DE POLÍTICOS CONSTITUINTE DEU UM GOLPE NO POVO E OUTORGOU-NOS UMA CONSTITUIÇÃO DEMAGOGA QUE ATRIBUI DIREITOS IRREAIS AO POVO ATRIBUINDO À PARTIDOCRACIA TODOS OS DIREITOS DE FORO PRIVILEGIADO QUE À BLINDA; REELEIÇÃO DEPOIS DE 8 E QUATRO ANOS QUANDO NO MODELO ORIGINAL A CONSTITUIÇÃO AMERICANA DE 1787 É RESPECTIVAMENTE DE 4 E 2 ANOS…UM REGIME HEDIONDO DE COMPADRIO FEUDAL “DO QUEM INDICA” JUÍZES DAS CORTES SUPERIORAS ESCOLHIDOS ENTRE SEUS AFILHADOS; CONSELHEIROS DOS TRIBUNAIS DE CONTAS, TEORICAMENTE PARA FISCALIZAR SUAS CONTAS ENTRE O MESMO TIPO DE GENTE ORIUNDA DA CLASSE POLÍTICA!!!!!!! DIREITO DE APARELHAR O ESTADO ATRAVÉS DA INDICAÇÃO DE CARGOS EM COMISSÃO PARA OS TRÊS PODERES QUE SÃO PREENCHIDOS POR RECRUTAMENTO ENTRE CABOS ELEITORAIS; AMANTES TEÚDAS E MANTEÚDAS COM CARGOS PÚBLICOS NO ESTADO UNIÃO, ESTADOS E MUNICÍPIOS DO QUAL ESTA CORJA DE SALAFRÁRIOS É DONA E POSSEIRA DENTRO DE UM REGIME FEUDAL E IRRACIONAL DE CLIENTELISMO POLÍTICO QUE INDUZ INEXORAVELMENTE À TODA A CORRUPÇÃO EM QUE CHAFURDAMOS! DIGA NÃO À REELEIÇÃO E AO CONTINUÍSMO ABRA SUA MENTE PARA CRIARMOS UM REGIME ESCORREITO COM O MENOR NÚMERO POSSÍVEL DE REELEIÇÕES PERMITIDAS FAZENDO COM QUE SE DISSOLVA ESTE REGIME NEFASTO DE CASTA ONDE A PARTIDOCRACIA QUE DEVERIA NOS REPRESENTAR ROUBA-NOS DESAVERGONHADAMENTE O DIRETO DE SERMOS FELIZES SEPULTANDO-NOS EM IMPOSTOS QUE NOS FAZEM TRABALHAR 6 MESES POR ANO PARA PAGAR O PREÇO DESTA CORRUPÇÃO SISTÊMICA E DESENFREADA! QUOSQUE TANDEM CATILINA ABUTERE PATIENTIA NOSTRA!

Força-tarefa desvenda esquemas de conselheiros do TCE-RJ que cobravam propina para ignorar irregularidades em obras e sistema de transportes
OGLOBO.GLOBO.COM
CurtirMostrar mais reações

Comentar

Comentários
Sérgio Borja
Escreva um comentário…
Sérgio Borja sentindo-se abençoado em Solar Dos Borja.

AQUI ESTÁ A PROVA INCONTESTÁVEL DE APOIO À MINHA TESE DE REFORMA POLÍTICA COM CONSTITUINTE EXCLUSIVA DO POVO POIS ESTE REGIME HEDIONDO CRIADO PELA PARTIDOCRACIA CLEPTOCRATICA E CORRUPTA EM 1988 QUANDO UM CONGRESSO DE POLÍTICOS CONSTITUINTE DEU UM GOLPE NO POVO E OUTORGOU-NOS UMA CONSTITUIÇÃO DEMAGOGA QUE ATRIBUI DIREITOS IRREAIS AO POVO E ATRIBUINDO À PARTIDOCRACIA TODOS OS DIREITOS DE FORO PRIVILEGIADO QUE OS BLINDA; REELEIÇÃO DEPOIS DE 8 E QUATRO ANOS QUANDO NO MODELO ORIG

Ver mais

Força-tarefa desvenda esquemas de conselheiros do TCE-RJ que cobravam propina para ignorar irregularidades em obras e sistema de transportes
OGLOBO.GLOBO.COM
CurtirMostrar mais reações

Comentar

A CARNE FRACA E PODRE SEGUNDO HENRIK IBSEN E JONH KENETH GALBRAITH OU QUANDO O LUCRO DESENFREADO ESTÁ ACIMA DO CONSUMIDOR

UM INIMIGO DO POVO

         Quando numa sequência cruel de eventos escandalosos temos mensalões, propinodutos, zelotes, BNDES, contra a cidadania, paralelamente sofremos a ocorrência de agressões idênticas contra os consumidores como adição de soda, ácido sórbico, formol e “otras cocitas más” aos produtos lácteos; da mesma forma a operação “carne fraca” estoura um conúbio espúrio entre as maiores empresas de produção de carne e embutidos do Brasil em conluio com funcionários corruptos sempre no afã de maquiar produtos com relação à sua conservação ou constituição. Os escândalos tanto na área pública relativa à constituição do Estado Nacional como também crimes contra o consumidor atingindo a órbita da Sociedade Civil, mostram numa ampla visão, o estágio da decadência moral que vivemos onde os escrúpulos são sepultados em troca do enriquecimento ilícito tanto de agentes estatais como grandes empresários da órbita da Sociedade Civil. Criou-se no Brasil a hipótese da corrupção do capitalismo bem retratada pelo grande economista canadense John Kenneth Galbraith  em sua obra “O Novo Estado Industrial”. Nesta obra ele exibe a corrupção do modelo Constitucional criado no século XVIII que teve como fundamento o Povo Soberano, corrompido, conforme demonstração de sua tese, no século XX, por um capitalismo que associado ao Estado passa a corrompe-lo alterando seu fundamento central, o Povo, transladando-o diretamente para o Poder Econômico que passa a substituir àquele. Nesta obra vemos o homem “da mala preta” que frequenta gabinetes ministeriais e de políticos comprando suas consciências e mais do que isto adulterando o Fim Público e o Bem Comum que deveriam ser o desiderato de suas funções. O Brasil de hoje, no século XXI, retrata plenamente a tese de Galbraith mas reproduz da mesma forma o tema central da ficção teatral abordada pelo célebre autor Henrik Ibsen que escreveu entre outros dramas teatrais a magistral obra “Um inimigo do Povo”. Já no seu título identifica-se na realidade o “Herói do Povo”, aventado em tese por Hegel, travestido ali, nesta peça teatral, em Inimigo do Povo pois corruptos e corruptores, que adulteram a área pública em benefício próprio, o consideram assim. No Brasil, tanto a tese de Galbraith como a ficção de Ibsen se tornam reais quando se levantam vozes que tentam calar tanto a Lava Jato como condenar ao silêncio o eco de seus crimes para que tanto a opinião pública do primeiro mundo como também importadores da Europa, Rússia e mercados tradicionais não saibam da  natureza hedionda de suas práticas políticas e, respectivamente,  dos malefícios do consumo de suas mercadorias adulteradas. Necessitamos comparecer em peso às ruas no dia 26 de março para que os verdadeiros heróis do povo que Ibsen retratou no personagem Dr. Stockmann possam altear sua voz em benefício da ética e do Povo que não deverão sucumbir sob a ganância desenfreada do lucro imoral que subtrai os óbices legais que obstaculizam sua gula insaciável! Coincidentemente Ibsen escreveu em 1849 sua primeira peça denominada Catilina. Cícero abriu sua primeira catilinária contra a ignorância e a ditadura exclamando: “Quosque tandem Catilina abutere patientia nostra!”

POMVEJA – A CERVEJA COM POMBAS – DENÚNCIA GRAVÍSSIMA!!!

Sérgio Borja sentindo-se abençoado em Solar Dos Borja.

DENÚNCIA GRAVÍSSIMA…POMBOS MOÍDOS COM CEVADA NA CERVEJA…É A NOVA MARCA BRASILEIRA “PONVEJA” O DIRETOR DA CERVEJARIA EXPLICA QUE A CEVADA, OS POMBOS, SUAS PENAS E VÍCERAS COM DEJETOS TODOS SÃO PURA PROTEÍNA E SÃO TRITURADOS E PASTEURIZADOS NA COCÇÃO!!!! KKKKKKKKKKKKKKKKK OLHA AÍ A PONVEJA UMA MATÉRIA PARA A REVISTA VEJA! (Não coloquei o nome da rede acusada pois pode ser uma cilada jurídica) Depois da carne fraca; do leite com soda ; do queijo temperado com especiarias para tirar o gosto da podridão e da nova degustação gourmet da CERVEJA cujo conteúdo é milho ao invés de cevada com POMBOS…A POMVEJA!!! Fui ler a obra de Ibsen não o daqui da RBS e eterno deputado mas o IBSEN norueguês dramaturgo e sua peça teatral inesquecível O INIMIGO DO POVO que tem a mesma temática dos EMPRESÁRIOS ASSASSINOS QUE LUCRAM BILHÕES e quando o escândalo de sua falta de ética corrompe funcionários vagabundos desprezíveis COM MEDO DE PERDEREM SUAS EXPORTAÇÕES PARA A UNIÃO EUROPÉIA CHINA E RÚSSIA dizem que tudo não passou de um assodamento apressado ( viva a denotação do pleonasma!!) QUOSQUE TANDEM CATILINA ABUTERE PATIENTIA NOSTRA! Cicero e repetindo ainda os dizeres de Dante Alighieri gravado no frontispicio de seu INFERNO: LASCIATI OGNI ESPERANZA VOI QUI ENTRATE!! Perdei todas as esperanças vós que entrais aqui! Como não creio nos tribunais do Brasil que sofrem do mesmo mal ético disseminado e que são um grande BURACO NEGRO onde grande parte dos crimes imputados aos cafajestes que nos desgovernam, PRESCREVEM PELA OMISSÃO CRIMINOSA E CONIVENTE DE SUAS COMPLACENCIAS! “Senhor Deus dos desgraçados dizei-me se eu deliro ou se é verdade….Colombo fecha a porta dos teus mares…e existe um povo cuja bandeira empresta para cobrir tanta INFÂMIA E COVARDIA! ( Castro Alves- Navio Negreiro- politicamente correto Nave Afrodescendente) …….diz-me senhor DEUS se eu deliro e se tudo isto é verdade?!

-0:06

 POMVEJA OU PONVEJA???  Antes de “p” e “b” M mas como é “v” seria “n” !!!!  No entanto como é uma aglutinação poética kkkkkkkk   o melhor é POMVEJA!!!!  KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
17 visualizações

DO DÓLAR ATUAL E EFEITO SANFONA NOS CUSTOS DO BRASIL E A GUERRA DAS MOEDAS

DO EFEITO SANFONA SOBRE OS CUSTOS NO BRASIL SOB A GUERRA DAS MOEDAS E A CRISE

As pessoas que fazem dieta para emagrecer sabem do efeito sanfona em seus corpos. Da mesma forma o processo de emissão monetária ou alargamento da base monetária endógena para induzir a desvalorização da divisa acompanhando a desvalorização do yuan e o acompanhamento do dólar, tentando manter um paralelismo em baixa com o mesmo, leva, com a alteração da política monetária leva à um efeito análogo a este. O governo e as troika Dilma, Mantega e Tombini expandiram no que deu a base monetária e os meios de pagamento através da emissão, do crédito solto, dos subsídios, etc, levando a um processo de desapreciação do real em relação ao dólar em razão da aceleração do processo criando uma sensação artificial de conforto que apelidei Doping Financeiro Eleitoral. Tudo isto para ganhar as eleições! Ganha as eleições no day after a tempestade montada, somada ao processo Guerra das Moedas fez com que a crise tirasse sua máscara e de sopetão se instalasse direto na sala à sol destapado!!! Veio o impeachment e assumiu o Vice, Temer que alterando a política ideológica anterior trocou os cabeças do Ministério da Fazenda e do Banco Central restabelecendo a política de meta-de inflação, com aumento dos juros e da taxa Selic, racionalização de gastos para erradicar o máximo possível os déficits governamentais e, desta política, com a mudança de perspectivas que transformam o cenário econômico através do político que passa a filtrar para o mercado uma mudança de perspectivas, tanto ideológica, com o fim do populismo e regime de demagogia, sendo que o processo de reinvestimento externo recomeça a captar o IED , investimento externo, com uma revalorização do real que é apreciado em 1\4 do valor de face frente ao dólar e 1\8, mais ou menos, frente ao euro. Esta mudança de perspectivas renova às esperanças do Agronegócio que, no governo Dilma sofreu com a queda do real frente ao dólar tendo seus custos de adubagem, sementes e defensivos, aumentado drasticamente, com a consequente queda do preço  das commodities no mundo inteiro por perversão do fenômeno Guerra das Moedas que atinge todos os países produtores de agronegócio. A margem de lucro ou a mais valia do Agronegócio precipitou-se sob o governo Dilma ocasionando o quase colapso da matriz ou aríete financiadora de todos os outros segmentos que lhe são sucessivos conforme a divisão de Colin Clarck, atividade primária, secundária e terciária (com as divisões agregadas pelo avanço do fim do século XX e começo do XXI). Com as novas perspectivas do Governo Temer e o governo de seu excelente ministro Meirelles, que produziu o boom de Lula, sua experiência à frente da economia ensinou-lhe em anos de prática que a única maneira de enfrentar os crescentes déficits era um alinhamento quase paritário entre exportação e importação, com leve vantagem para a primeira e a valorização do câmbio, num valor difícil ou enigmático de descobrir, adaptado ao nível do time da economia e dos índices econômicos do momento. Assim é que logo tivemos uma reação do real frente ao dólar numa apreciação endógena de mais ou menos 1\4 do seu valor de face que mantém-se oscilando frente as surpresas prometidas pela nova política mundial capitaneada pelo Brexit na Inglaterra e a política em sequência de Donald Trump num sentido de protecionismo e nacionalismo frente ao roubo de vagas de trabalho e as transferências de plantas industriais para o Oriente Asiático estabelecido pelo movimento das Multinacionais em busca das vantagens comparativas da Ásia, China e demais países do sudoeste asiático, onde moedas e câmbio com a conjunção de ausência de direitos trabalhistas e previdenciários oferecem uma MAIS VALIA altíssima (a mais alta taxa de retorno do mundo) caracterizando o Dumping Monetário e o Dumping Social que emprestam as mercadorias oriundas destes empórios a mais alta competividade jamais vista no globo. O PROBLEMA no Brasil é que com a mudança de perspectivas e com a apreciação do real, aumenta-se as importações causando um efeito sobre a inflação já mermada em razão do endividamento dos consumidores e empresas; juros extratosféricos que retiram a capacidade de formação de capital de giro financiado; com a retração consequente no investimento e no consumo. Assim é que tínhamos com a retirada do arroxo ao preço do combustível, para salvar a Petrobrás que financiou o preço dos combustíveis desde 2005, abaixo do valor de mercado internacional, a revalorização dos combustíveis que, neste governo atual, a fim de não quebrar a Petrobrás, ficaram num patamar muito elevado sendo duas ou três vezes mais caros que os preços internacionais. Estes custos contaminam a produção do agronegócio pois a matriz energética de tratores e colheitadeiras, ceifadeiras, transporte, etc, é toda feita em cima da energia do fuel oil. Aliando-se a isto o aumento da dívida pública das unidades federativas, municípios e União fizeram que o investimento e a manutenção da infraestrutura de transporte, caísse e tivéssemos a depauperação de toda a infraestrutura viária onerando assim o transporte em razão dos óbices criados para os transportadores agravados com o aumento dos pedágios e do combustível em geral. Se o preço das commodities alternaram-se e abrem-se perspectivas de valorização dos preços no mercado internacional por outro lados os custos fixos de produção, comercialização e transporte, compensando a queda dos insumos importados (adubos, sementes e defensivos) anularam os ganhos havendo um agravamento ainda maior que se precipita, não só sobre o Agronegócio mas sob toda a cadeia produtiva primária, secundária e terciária pois os SALÁRIOS DOS TRABALHADORES foram demagogicamente aumentados em REAL sob o governo DILMA embora em dólar caíssem. No governo Temer, com estas mudanças econômicas começou a ser sentido o EFEITO SANFONA pois não só o REAL APRECIOU como também os SALÁRIOS EM REAIS APRECIARAM DA MESMA FORMA com a valorização perante o dólar retirando assim A MAIS VALIA OBTIDA PELOS EMPRESÁRIOS E, POR CONSEQUÊNCIA AUMENTANDO SEUS CUSTOS EM 25% QUE SE REPRODUZ NOS SALÁRIOS E NO CUSTO SOCIAL DOS RECOLHIMENTOS DEVIDOS!!!!! Assim é que da ESTAGFLAÇÃO emigramos para um processo de ESTAGNAÇÃO pelo aumento de CUSTOS e MAIOR PERDA DA COMPETITIVIDADE POIS ESTA incorpora custos iniciais de insumos básicos, salários, custos sociais, impostos, infra estrutura deficiente ou inexistente, preço alto e impagável do combustível, e tudo o mais que se convencionou chamar de custo Brasil. Assim é que este efeito SANFONA de engordar os CUSTOS está levando ao achatamento da TAXA DE RETORNO que ficou ainda mais estreita e perda maior da competitividade com reflexos na retomada dos investimentos e no ganho de expansão do mercado de trabalho. Na prática andei almoçando num shopping aqui em Porto Alegre e constatei que os preços de restaurantes simples de fast food, onde não há garçons e serviços à francesa, para o público simples, estão com os preços esgarçados idênticos aos preços europeus pois comi uma refeição simples pagando 42 reais o que equivale ao custo de uma refeição no bairro mais chick de Paris, entre 14 e 18 euros, sendo que na margem droit, em Montmartre os preços já ficam menores que aqui e no sul da França, na famosa Cote DAzur, em cidades do interior, os preços já caem abaixo dos preços dos shoppings brasileiros. Eu estou falando de Porto Alegre e não da Av. Paulista onde tudo custa mais do que na Europa ou Estados Unidos. Assim é que o efeito SANFONA que é o inchamento dos SALÁRIOS EM DÓLAR pela apreciação do mesmo, retirando ou diminuindo as margens de retorno dos empresários agravadas pelos impostos, custos sociais, segurança nula, transportes etc, encarecem mais e mais o Brasil tornando-o e importando para o seu interior uma inflação de custos e preços que diminui sua MAIS VALIA coisa que o sudoeste asiático não possui. Assim é que as dificuldades econômicas somam-se ao processo de desabamento do REGIME DO DEVE SER onde o BACHARELISMO FILOSÓFICO das torres de marfim utópicas modulam pelos seus órgãos JUDICIÁRIOS a interpretação da lei e da exigibilidade de UM DEVE SER não concernente com os lucros e a riqueza desta sociedade cada vez mais empobrecida pelo saque da corrupção que leva a falta de legitimidade que por sua vez leva ao desmonte da CONFIANÇA NECESSÁRIA PARA NOVOS INVESTIMENTOS….com os ventos que sopram do mundo, Brexit, Trump, Marine Le Pen, e novos políticos de direita emergentes na Holanda, Bélgica e Alemanha, teremos panos para mangas para que a crise continue comendo o resto de gordurinhas que a sociedade possuía frente à franca implosão do Estado Nacional do DEVER SER ou da SOCIAL DEMOCRACIA GETULISTA que inaugurou sou reino em 1930, nas constituições de 34, 37, 46, 67, 69 e cuja cúspide de aperfeiçoamento histórico é a constituição de 1988 que anexou a estes direitos negativos liberais, os direitos positivos e materiais social democratas e ainda os de terceira, quarta e quinta geração, como aqueles bioéticos, do consumidor, e do meio ambiente. Com o endividamento do Estado Nacional sob o jugo de uma PARTIDOCRACIA CLEPTOCRÁTICA que desgoverna o país com uma política de pandorga sem rabo (louca) sem planejamento de longo prazo e sob as oscilações desta mesma política que causam os EFEITOS SANFONAS aglutinando aos males internos, agregando à eles, OS MALES EXTERNOS ou seja a inflação de CUSTOS que nos colocam numa total perda de COMPETITIVIDADE FRENTE Á CHINA E AO SUDOESTE ASIÁTICO , Coréia, Japão e demais vizinhos…que desvalorizam suas moedas mantendo-as á baixo do dólar e euro e financiando tudo com reservas de divisas trilhionárias em razão do alto superávit em exportações de manufaturados. Esqueci de colocar também que a MAIS VALIA BRASILEIRA vai para o inferno e se perde COM A EXPORTAÇÃO DE PROTEINAS E GRÃOS para estes países que comiam insetos, cães e gatos, e hoje importam carnes nobres de gado, porcos, aves, grãos do Brasil, aumentando ainda mais o custo interno pela ausência da abundância interna causando, pela diminuição de oferta interna, o aumento dos preços para os brasileiros. Em breve os gaúchos do Rio Grande do Sul terão que instituir como comida clássica a PARRILHADA argentina pois a Argentina exporta quase toda sua carne de primeira e de segunda que , pelos preços internos, não são consumidas pelas classes pobres e trabalhadores que comem e dão glamour a ingestão das vísceras dos animais cognominando-a de PARRILHADA!!! Os gaúchos já estão fazendo churrasquinhos de asa de frango e costelas de porcos…que são mais baratinhas…eis o furo da bala desta economia alquebrada que importa para si num legítimo efeito SANFONA os custos internacionais proibitivos para os empresários tupiniquins já assoberbados com impostos e custos sociais refletidos no CUSTO BRASIL!!!  Quosque tandem Catilina abutere patientia mostra!!!

A REALIDADE BRASILEIRA DOS CUSTOS RETRATADA PELOS PRODUTORES NA REDE SOCIAL COMO EXEMPLO DO ARTIGO A CIMA:

https://www.facebook.com/obrazildeforadobrasil/

https://www.facebook.com/obrazildeforadobrasil/